Papa Francisco é eleito o primeiro pontífice latino-americano

O mundo tem um novo Papa, o primeiro das Américas. A posse oficial do cardeal argentino Dom Jorge Mario Bergoglio está marcada para a próxima terça-feira. Até lá, o Papa Francisco tem uma série de compromissos.

Nesta quinta-feira (14), já rezou em uma igreja em Roma e vai visitar seu antecessor, Bento XVI. O Papa voltou para o Vaticano em um comboio depois de rezar na Basílica Santa Maria Maggiore, do qual é devoto. Foi a primeira atividade dele.

A quarta-feira (13) foi um dia histórico e de surpresa pela escolha dele. Se a Igreja queria surpreender os católicos, conseguiu. A fumaça branca apareceu pouco depois das 15h em Brasília, 19h hora local.

Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram e a multidão que esperava o resultado da votação há horas no frio e na chuva não teve mais dúvida: o mundo católico já tinha um Papa.

A Praça São Pedro foi tomada pela euforia. Na Sala das Lágrimas, o cardeal já estava com a roupa de Papa, mas ninguém sabia. Uma hora depois, o ritual de séculos foi cumprido pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.

O nome do escolhido foi anunciado com o tradicional “Habemus Papam”, e o primeiro Francisco da história do papado apareceu na varanda da Basílica de São Pedro. A emoção foi ainda maior. O novo Papa foi recebido com palmas, gritos, orações e lágrimas.

Jorge Mario Bergoglio é o Arcebispo da capital argentina, Buenos Aires, e foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II. Na primeira bênção, o argentino brincou com a multidão. Um pouco tímido, falando em italiano, disse que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo, em uma referência à sua Argentina natal.

Ele já tinha sido muito bem votado em 2005, no conclave que elegeu Bento XVI. Na ocasião, teria dito que não gostaria de ser Papa.

Em tom mais sério, o Papa Francisco convidou os católicos do mundo inteiro, 1,2 bilhão, para começar uma nova jornada de fraternidade, amor e confiança. Agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI. Pediu orações a todos os homens e mulheres de boa vontade. “Rezem por mim, e nos veremos em breve”. Se despediu desejando boa noite e bom descanso a todos.

Nesta quinta o novo Papa deve viajar de helicóptero para Castelgandolfo, a residência de verão do Papa Emérito. Um encontro raro na história da Igreja Católica: de um Papa recém-eleito com o pontífice que renunciou há um mês.

A missa de inauguração do pontificado de Francisco vai ser na próxima terça-feira, 19 de março. Acabou a Sé Vacante. Roma já tem seu novo Papa, que veio do fim do mundo para, quem sabe, mudar a Igreja.