Oito são ordenados diáconos

A Arquidiocese de São Paulo celebrou com alegria na tarde de 15 de dezembro, a ordenação de oito diáconos. A missa foi presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares, dom Edmar Peron, dom Sérgio de Deus Borges, dom Julio Edndi Akamine e dom Milton Kenan Junior, além dos reitores e formadores dos seminários arquidiocesano e demais padres da arquidiocese.

Dos ordenados três são seminaristas, Eduardo Higashi, João Bechara Ventura e João Paulo Geleilete Rizek, e os demais, Celso Santos, Felipe Ribeiro Neto, Manoel Rodrigues Pinheiro, Marcelo Otácio Bruno e Nelson Carlos Moreira de Almeida, são diáconos permanentes.

O próprio ritual da ordenação diáconal, durante o rito da “imposição das mãos” recorda que “assim no início da Igreja, os Apóstolos de vosso Filho, movidos pelo Espírito Santo, escolheram sete homens de boa reputação, para ajudá-los no serviço de cada dia, afim de que eles próprios pudessem se dedicar mais a oração e a pregação da palavra, confiando lhes a distribuição dos alimentos, pela oração e imposição das mãos”.

Na homilia, o arcebispo ressaltou que o diácono é aquele que é “colocado na Igreja  na condição de servidor. Exercendo a diaconia, ou seja, a caridade”. Dom Odilo reforçou que os diáconos servem o povo de Deus na “caridade pastoral”.

“A origem do diaconato é ir atrás dos que estão sendo esquecidos. Não estão sendo atendidos”, disse o cardeal a cerca da missão que deve desenvolver o diácono no meio da comunidade dos fiéis.

O arcebispo agradeceu pela vocação de todos os ordenados, em especial, pelos permanentes e por suas famílias para que dêem apoio e os incentivem no caminho de serviço a Deus e a Igreja.

Ao final da celebração, o chanceler da cúria metropolitana, padre Eduardo Vieira, leu as nomeações que foram feitas esta semana pelo cardeal dom Odilo, além de informar para qual paróquia iria o padre Francisco Reginaldo, ordenado na semana passada, foi informado, também em qual paróquia os diáconos irão exercer seu ministério.