Vicentinos

VICENTINOS NA PAROQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma comunidade Cristã, espalhada pelo mundo inteiro, fundada em Paris em 1833 por leigos católicos, com propósito de atender os pobres nas suas necessidades materiais e espirituais.

Nesta Paróquia a ação Vicentina teve início em 24/09/1962, através da Conferencia São Pedro Apóstolo, com as presenças dos Senhores Mário Fiamenghi, Nilo Bortoletto, Otávio Angelo Andreta, Aroldo Rigoni, Venino Vicari e como convidado especial, Sr. Humberto Paulo Mingrone.

A Conferência São Pedro Apóstolo foi agregada no Conselho Geral de Paris em 09/09/1966.

Apesar do número limitado de participantes, como também dos problemas diversos ao longo da caminhada nesses 48 anos, a Conferencia Vicentina, procurou sempre ser fiel ao seu carisma, que é o atendimento aos menos afortunados da região paroquial, nas suas necessidades mais prementes, seguindo critério e análise, obedecendo a regra estabelecida por esta sociedade sempre com o espírito de caridade.

Invariavelmente os atendidos são de famílias com alto índice de desemprego, como também vitimas de uma migração desordenada.

Confirmada a situação precária do postulante a ajuda, família ou pessoa sem arrimo, passa a ser considerada “Assistida” recebendo visitas periódicas no sentido de novas avaliações de sua situação.

A partir de 1967, com a criação de Conferencia Santa Mônica (feminina) a ação vicentina passou a ser em conjunto principalmente no fornecimento de cestas básicas, roupas, empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, etc.

A assistência vicentina atualmente, atende 30 famílias “assistidas” com aproximadamente 90 membros, e adicionalmente mais 20 famílias, que são denominadas “extras” com perto de 60 membros.

As famílias assistidas recebem atendimento domiciliar (visitas), e as extras não recebem visitas em virtude do numero reduzido de vicentinos (as).

Nas cestas básicas, são fornecidos alimentos de primeira necessidade, arroz, feijão, macarrão, farinha, óleo, molho de tomate, leite, café, bolacha, etc.

Estes alimentos que chegam perto de meia tonelada, são doados pelos corações caridosos dos nossos paroquianos.

Sem estas doações seria impossível atender as necessidades básicas destes assistidos.

Portanto os vicentinos da Paróquia São Pedro Apóstolo, sempre estão precisando de pessoas que possam participar desta missão caridosa, fazendo parte da nossa conferência ou doando alimentos, roupas, cobertores, etc.

Maiores informações, com Hilda Deleve, fone 2021-0465, e e-mails claudio.cardoni@terra.com.br e jmbellesso@terra.com.br.