Pastoral da Saúde

Pastoral da Saude / Pastoral do Enfermo

Depois de uma vida desgarrada, e de sofrimento, Camilo de Lellis se converte, e apesar da doença que levou consigo ate á sua morte, começou a se dedicar aos doentes e aos moribundos. Guiado pela luz divina, São Camilo via nos doentes pobres, a própria pessoa de Jesus e se colocava a serviço dos pobres como o bom samaritano, e fundou a companhia “Ministros dos Enfermos” que tem como objetivo cuidar espiritualmente dos doentes em domicílio e nos hospitais.

A Pastoral da Saúde ou Pastoral do Enfermo, representa: serviço, doação, disponibilidade, amor a Deus e aos irmãos. Em nossa Paróquia São Pedro Apóstolo, a Pastoral do Enfermo foi fundada em 04-12-1977 por sugestão, incentivo e colaboração do Pe. Gino Sorgon, pároco na época, tendo como primeiros coordenadores o casal de paroquianos Sra. Clotilde Paschoalato Lamberti e Sr. José Lamberti. Os agentes dessa Pastoral visitam os doentes e idosos levando conforto espiritual preparando-os para a visita do padre, que ministrará os sacramentos necessários para depois receberem a Sagrada Eucaristia.

Os agentes da Pastoral do Enfermo se preparam através de cursos de formação, reuniões de setor ou região e congressos. Após receberem o Ministério dos Enfermos, “normalmente na celebração de Corpus Christi”, podem levar a Sagrada Eucaristia, “sempre após a visita do padre, aos doentes”, ou pessoas idosas.

Antes da Páscoa e do Natal é realizada uma missa especial com confraternização posterior, contando com a ajuda de paroquianos para o transporte dos doentes até à Igreja. A Pastoral hoje conta com a presença de 15 agentes e o apoio total do Pe. Jesus que está sempre disposto a visitar os doentes. Para as pessoas serem atendidas pela Pastoral é necessário ligar na Secretaria da paróquia e informar a necessidade do doente, que um agente da pastoral irá visitá-lo.