Ministros da Sagrada Eucaristia

Ser ministro é estar a serviço da Eucaristia para distribuir aos fiéis o Corpo e o Sangue de Cristo, é um ministério, normalmente, reservado aos bispos, padres e diáconos.

Porém, o Direito Canônico prevê (can 230, §3º), que “onde a necessidade da Igreja o aconselhar, podem também os leigos … distribui a sagrada Comunhão, de acordo com as prescrições do direito.

Assim autorizado pelo Direito, o Catecismo da Igreja Católica também reconhece que ” Os leigos podem sentir-se chamados ou vir a ser chamados para colaborar com os próprios pastores no serviço da comunidade eclesial, para o crescimento e a vida da mesma, exercendo ministérios bem diversificados, segundo a graça e os carismas que o Senhor quiser depositar neles.” (910).

Mas o mesmo Direito Canônico (can 231) impõe aos “leigos que são destinados permanente ou temporariamente a um serviço especial na Igreja … a obrigação de adquirir a formação adequada, requerida para o cumprimento do próprio encargo e para exercê-lo consciente, dedicada e diligentemente.

Em nossa paróquia, contamos com um grupo de Ministros(as) Extraordinários(as) da Sagrada Comunhão os(as) quais, antes de assumirem o compromisso para bem, dedicada e diligentemente exercer o munus correspondente, recebem, na própria Paróquia, a formação e, depois, de modo tão permanente quanto possível, reúnem-se para sempre aprimorarem seus conhecimentos sobre a Fé Cristã, a Igreja Católica, a Liturgia, os Carismas e tudo o mais que rege a vida Eclesial.

A eles(as) compete auxiliar na preparação do altar e do presbitério, para as missas, e na distribuição da sagrada Comunhão, aos fiéis, assim como, ao final da missa, a purificação dos vasos sagrados, etc.

Esse grupo conta, hoje, com 22 participantes, que são escalados, conforme as necessidades previstas para cada missa, de forma que todos tenham a oportunidade de prestar o serviço a que se propõem, segundo suas possibilidades pessoais:

Almira Almeida Soares Lins;                    Leonice Cicarelli da Silva;
Ana Paula Antoniolli;                                  Magdalena Medeiros Aluísio;
Arnaldo Castro;                                              Maria Augusta Lanza Ribeiro;
Carlos Olail de Carvalho;                           Reginaldo de Carvalho Silva;
Celso Santos Acuña;                                      Maria de Lourdes F. Silva;
Maria Aparecida Barão Acuña;                Maria Terezinha do Vale Franco;
Maria da Conceição B. Freitas;                Neyde Aguiar;
Eduardo Benedito de Mattos;                   Paulo Prado dos Santos;
Maria Goretti Magossi de Mattos;           Rosana Ap. Pazello dos Santos;
Irmã Vitória Zampieri;                              Rita Maria L. Amêndola;
José Carlos Thomé;                                      Rosa Aparecida Pidone Ghesso.

Carlos Olail de Carvalho