Crisma

Ainda quando criança recebemos o Espírito Santo por meio do batismo com a finalidade única de nos tornar-mos Cristãos. No batismo recebemos o perdão do pecado original Herdado de nossos pais e quando adultos recebemos também o perdão de todos os pecados cometidos até aquele momento sendo assim plantada no coração do novo cristão a semente da Fé que ele deverá ter em Jesus Cristo, nosso único Salvador. Contudo, não basta apenas ter a semente plantada, ela deve crescer e dar bons frutos, mas para que isso aconteça o cristão deve confirmar seu batismo através do Sacramento da crisma, tornando-se verdadeiramente um soldado de Cristo.

A crisma é o sacramento da maturidade e faz parte da iniciação cristã juntamente com os sacramentos do Batismo, da confissão e da Eucaristia.  Por meio da crisma, recebemos os 7 dons do Espírito Santo sendo eles: Sabedoria,  Entendimento, Conselho, Ciência, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus; repetindo o ocorrido em Pentecostes (At 2,1-4).

Todo Cristão Católico deve receber o sacramento da crisma com o uso da razão, para isso a Igreja recomenda que o crismando tenha idade igual ou superior a 14 anos, contudo isso não proíbe jovens com idade menor de receberem esse sacramento, desde que esses crismandos tenham consciência e maturidade com relação a importância que a crisma terá em suas vidas.

Outro requisito para que o crismando receba o sacramento da crisma é ser batizado na Igreja Católica e ter recebido a Primeira Eucaristia. O fato de não ter recebido nenhum desses sacramentos também não os impedem de receberem o sacramento da crisma, uma vez que durante a preparação, os jovens ou adultos nessa situação, sejam preparados para receberem também esses sacramentos.

O período de preparação para receber o Sacramento da crisma é de 1 ano, e acontece todos os domingos após a Santa Missa das 10 horas no salão paroquial. No decorrer do ano são feitos alguns retiros e atividades em locais fora de nossa Paróquia, sendo avisado aos crismandos com antecedência.

Os encontros são realizados por uma equipe de catequistas compostas atualmente por 6 membros sendo eles: Wilder Passos (Catequista-Coordenador); Marina Meira, Ana Paula Rossi,  Victor Hugo, Seminarista Diego e Amanda Rios (Catequistas).

Venha você também fazer parte desta família tornando-se um grande Soldado de Cristo. Informe-se em nossa secretaria ou em sua paróquia, nossos telefones: 11 2965-0425 / 2965-4127 / 2021-6044 ou através dos e-mails crismasaopedro@gmail.com e/ou  igrejasaopedro@terra.com.br .