Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração teve início numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vlas, perto de Lê Puy, na França, no dia 03 de dezembro de 1844 (festa de São Francisco Xavier).

Seus Fundadores

Padre Francisco Xavier Gautrelet e um grupo de estudantes.

Finalidade

Oferecer orações e sacrifícios como precioso auxilio a todos que se consagram a serviço de Deus.

As idéias propostas naquela ocasião, em breve se tornaram conhecidas na França  e também em outras nações.

O grande divulgador do Apostolado da Oração no mundo, Padre Henrique Ramiéri, morreu em 1883, já existia nessa época, 13 milhões de associados.

No Brasil

O primeiro Centro do Apostolado da Oração foi fundado no dia 30 de junho de 1867, em Recife-PE, pelo Padre Bento Schembri. O segundo foi fundado no dia 1° de outubro de 1871, na cidade de Itu, São Paulo, pelo Padre Bartolomeu Taddei. É o responsável pela propagação no Brasil, onde intensificou a vida Eucarística e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Quando morreu em 1913, já existia 3 milhões de associados.

Na Igreja de São Pedro Apóstolo o Apostolado da Oração foi fundado no dia 31 de maio de 1959.

Programa do Apostolado da Oração para a vida espiritual e em comunidade

1 – Vida Espiritural

O Apostolado da Oração oferece aos fiéis um programa de espiritualidade apostólica, cujo centro é a Celebração Eucarística.

Este programa consta dos seguintes elementos:

a) Celebração Eucarística com o oferecimento cotidiano.

– O Sacrifício da Missa é a fonte e o ponto culminante da Evangelização, de onde emana todo o vigor da atividade da Igreja.

– Oferecimento cotidiano, pelo qual cada um oferece a si próprio, por Cristo, a Deus Pai, através das orações, ações, trabalhos, sofrimentos e alegrias, pelas necessidades da Igreja e pela salvação de toda humanidade.

b) Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

– O Apostolado da Oração se empenha que seus membros se familiarizem com a prática e com a espiritualidade do culto do Sagrado Coração de Jesus. Correspondendo ao amor de Jesus, a Ele se consagram pessoalmente, a Ele oferecem reparação pelos pecados próprios e do mundo.

c) Devoção à Santíssima Virgem Maria.

Os membros do Apostolado da Oração veneram com amor filial a bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Jesus e da Igreja. Por Ela faz a Deus o seu oferecimento cotidiano.

d) Viver unido com a Igreja.

Promover na união de si e dos outros membros a vontade de sentir com a Igreja e participar de suas solicitudes
e) Orar com Fervor.

– Em Particular

– No encontro do grupo do Apostolado da Oração
– Adoração do Santíssimo (1ª sexta-feira)
– Entronização do Sagrado Coração de Jesus nas famílias
– Terço nas famílias

2 – Vida em comunidade

O Apostolado da Oração dentro da vida espiritual que lhe é oferecida, vai aos poucos descobrindo o seu lugar de trabalho na comunidade. Temos atualmente, membros do Apostolado da Oração, exercendo as seguintes atividades:

Vicentinos
Visita aos enfermos
– Quermesse
Grupos de Rua

Contamos com você.

Venha participar conosco na 1ª sexta-feira de cada mês. Missa às 7:30hs, Adoração do Santíssimo às 14:30hs e reunião às 15:30hs.